15 de abril – Dia da Proteção Radiológica

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA!
Saiba mais sobre esta área incrível.

Lá no surgimento da radiologia, no final do século XIX, a atividade era realizada sem qualquer tipo de proteção por parte daqueles que entravam em contato diretamente com a radiação ionizante. Com a evolução dos estudos na área, surgiu a necessidade da utilização de Proteção Radiológica.

O que é Proteção Radiológica?
Proteção Radiológica ou Radioproteção é um conjunto de medidas que visam proteger o homem e o ecossistema de possíveis efeitos indesejáveis causados pelas radiações ionizantes.

Principais Parâmetros de Proteção Radiológica
Tem como objetivo utilizar o mínimo de dose de radiação ionizante nos pacientes e nos profissionais ocupacionalmente expostos.
☢️ Minimizar o tempo que o indivíduo é exposto. O revezamento entre os profissionais pode ser aplicado para reduzir o tempo de exposição à radiação. ⏰
☢️ Aumentar a distância entre a fonte emissora de radiação e o indivíduo. Quanto mais distante da fonte de radiação mais seguro estará o indivíduo. 🚷
☢️ Blindagem corretamente dimensionada reduz consideravelmente o nível de exposição à radiação. É comum a utilização de blindagem constituída de chumbo, concreto, e até mesmo a água. 🧱

Além da importância de um ambiente bem sinalizado, o treinamento dos profissionais 👨‍🏫 e a comunicação 📣 são preponderantes neste tipo de serviço.

As resoluções com os requisitos normativos de Proteção Radiológica no Brasil são estabelecidas pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).