Magnavem, o avião nuclear supersônico capaz de transportar 500 passageiros e alcançar Mach 1.5 está próximo de se tornar realidade.

Magnavem é um conceito para um avião nuclear futurístico que pode transportar 500 passageiros e chegar a Mach 1.5, desenvolvido pelo designer espanhol Oscar Vinals. Parece coisa de filme, fazer com que um avião possa levantar voo, fazer toda a viagem e aterrisar, tudo por meio da energia gerada por um motor nuclear. Para ficar ainda mais futurístico, o avião nuclear supersônico poderia decolar e aterrissar verticalmente, assim como fazem os helicópteros.

Avião nuclear supersônico Magnavem atinge a velocidade do som

Além de sua velocidade e habilidades futurísticas, o modelo também pode ter um perfil menos avião e mais nave espacial, tipo o Millennium Falcon de Star Wars. Por ora, alçar voo sem dar uma corrida na pista parece não fazer parte do projeto, mas quanto ao visual, lembra bastante o de uma nave espacial.

Segundo o desenvolvedor do projeto, Oscar Vinals, o avião nuclear supersônico é muito leve e utiliza um reator de mini-fusão, com capacidade para transportar cerca de 500 passageiros, atingindo a velocidade de Mach 1.5, o equivalente a 1.852 km/h.

O número de Mach ou velocidade Mach é uma medida adimensional de velocidade, definida como a razão entre a velocidade do objeto e a velocidade do som. Em outras palavras, a velocidade Mach é quantas vezes o objeto atingiu a velocidade do som.

O nome do projeto é Magnavem que, traduzido do latim, significa grande pássaro. Dentro do avião supersônico haverá um sistema de propulsão nuclear que produzirá uma abundantemente energia sem nenhum custo ou malefício para a natureza. O plano hipersônico reduzirá os tempos de viagem entre Nova York e Londres para apenas três horas, mais da metade da duração dos voos atuais.

Como funcionará a propulsão nuclear?

É importante lembrar que o incrível avião nuclear supersônico produzirá zero emissões de carbono, devido ao reator de fusão compacto que o impulsionará. Segundo o designer responsável pelo projeto, o ofício, que ele espera revolucionará a indústria aeronáutica, será executado principalmente em um reator de fusão compacto (CFR).

Este reator proporciona ao Magaiver uma quantidade de energia elétrica incrível, tudo sem nenhum custo para o meio ambiente. A fusão nuclear é o processo pelo qual o próprio sol funciona. Os reatores de fusão compactos imitarão este processo em um recipiente magnético e liberarão energia de hidrogênio de forma controlada para produzir energia que pode ser utilizada pela aeronave.

Embora pareça uma tecnologia um tanto impossível, há diversas empresas trabalhando para tornar a energia nuclear algo mais acessível. A grande busca por mais eficiência e sustentabilidade em energia, fez com que a empresa americana Laser Power Systems, de Connecticut, começasse o desenvolvimento de um novo meio de propulsão, que utiliza o tório na produção de energia para alimentar um motor de carro. O Tório é um elemento semelhante ao urânio e, por ser um material muito denso, possui o potencial de produzir grandes quantidades de calor, conseguindo gerar energia nuclear.

EUA avança com desenvolvimento aeronave supersônica silenciosa

As aeronaves militares são veículos que podem realizar voos supersônicos, ou seja, voar a velocidades superiores à velocidade do som. Entretanto, os aviões comerciais têm sido um pouco restritos em terra devido aos grandes barulhos que acompanham este tipo de aeronave.

Chamados de estrondos sônicos, são uma sequência de ondas de choque geradas por aeronaves supersônicas que se unem para formar dois estrondos ensurdecedores que podem ser escutados a quilômetros de distância.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/magnavem-o-conceito-de-aviao-nuclear-supersonico-capaz-de-transportar-500-passageiros-e-alcancar-mach-1-5/