Quais as Vantagens e Desvantagens da Energia Nuclear?
A energia nuclear é uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo. Esse tipo de energia é produzido a partir do átomo de urânio, e sua eficácia já é conhecida desde a década de 1940 no mundo, sendo considerada como uma importante fonte alternativa ao uso de combustíveis fósseis, os quais ainda são os tipos de energia mais comuns.
Vantagens
- Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente.
- Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
- Baixo custo da produção desse tipo de energia, justamente pela abundância do urânio.
- As usinas não dependem de condições climáticas para seu funcionamento, como ocorre com usinas eólicas e hidrelétricas, por exemplo.
- As usinas podem ser instaladas próximas aos centros urbanos, pois funcionam com modernos sistemas de segurança, não oferecendo grandes riscos. Há um sistema de controle da emissão de radiação ao entorno das usinas e, caso ocorra um vazamento, é emitido um alerta.
DESVANTAGENS
- Os acidentes tem sérias consequências. Os sistemas de segurança das usinas nucleares são de alto nível tecnológico.. No entanto, o componente humano sempre tem um certo impacto. Diante de um evento imprevisto, as decisões tomadas nem sempre são as melhores. Temos dois bons exemplos em Chernobyl e em Fukushima.
- Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer.
- O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
- Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.
Veja nosso post completo na nossa página do Instagram, com conteúdo extra!