Desafios para atuação em Radiologia Veterinária

A radiologia veterinária é uma especialidade médica que emprega o uso de radiações ionizantes e não ionizantes com finalidades diagnósticas e terapêuticas. As aplicações são feitas em animais, pacientes semelhantes com os da radiologia pediátrica, não colaborativos com os posicionamentos, com isso requerem atendimento personalizado, com mais cuidados e utilizando contenção para realização dos exames, química para bloqueio temporário do sistema nervoso ou física, feita com a ajuda de um auxiliar veterinário e o tutor do animal. Estes, expostos diretamente ao feixe primário de radiação necessitam de proteção radiológica mais rigorosa como uma gama de acessórios muito maior, como aventais, óculos e luvas plumbíferas e protetores de tireoide para todos os envolvidos na rotina do setor.

As fotos e os vídeos abaixo exemplificam um pouco da rotina profissional o qual estou muito satisfeito em dividir esse conhecimento com vocês.

Conteúdo de responsabilidade do autor.

Créditos: Gabriel Cardoso Costa, Especialista em Proteção Radiológica em Aplicações Médica, Industrial e Nuclear pela FACAB/MAXIM, mestrando no Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD/CNEN e Professor acadêmico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta