Supervisor de Proteção Radiológica: dicas sobre a prova e a certificação CNEN

Saiu o Manual para Inscrição na Prova

de Certificação de Supervisor de Radioproteção da CNEN 2021

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal ligada ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), lança edital com o Manual do Candidato para Exame de Certificação de Supervisores de Proteção Radiológica 2021.

O Comitê de Qualificação da Certificação de Supervisores de Proteção Radiológica da CNEN informou que não haverá Exame de Certificação em 2022. Assim, após 2021, o Exame voltará a acontecer apenas em 2023.

Os profissionais poderão se qualificar nas seguintes áreas, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na Norma CNEN-NN-7.01:

  • Aceleradores de partículas para Fins Industriais ou Inspeção de Cargas
  • Medidores Nucleares
  • Irradiador de Grande Porte
  • Radiografia Industrial – Raios Gama e Raios X > 600 kV
  • Radiografia Industrial – Raios X ≤ 600 kV
  • Gerência de Rejeito
  • Transporte de Material Radioativo
  • Mina e Usina de beneficiamento físico, químico e metalúrgico de minérios com U ou Th associados (NORM)
  • Radiofarmácia
  • Medicina Nuclear
  • Radioterapia

Requisitos para realizar a prova:

Conforme Art. 5º da Norma CNEN-NN-7.01, para obter a certificação, o candidato deve possuir diploma de nível superior de graduação (bacharel, licenciado ou tecnólogo), reconhecido pelo Ministério da Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências exatas e da terra;
  • Ciências biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da saúde;
  • Ciências agrárias; ou
  • Ciências radiológicas.

Sobre a prova:

O exame de certificação é constituído por provas de caráter eliminatório e seus programas são apresentados no Manual do Candidato, disponível clicando aqui.

De acordo com a área de atuação que o candidato queira desenvolver 3 tipos de provas podem ser apresentadas:

Prova 1 (Geral): prova escrita sobre aspectos gerais de proteção radiológica e segurança nuclear e radiológica;

Prova 2 (Específica): prova escrita sobre licenciamento, proteção radiológica e segurança nuclear e radiológica, abrangendo tópicos da área de atuação específica; e

Prova 3 (Prática/Oral): prova de conhecimentos práticos, podendo ser escrita ou oral, abrangendo assuntos específicos das seguintes áreas de atuação: Acelerador de partículas, Irradiador de grande porte e Radiografia Industrial com Gamagrafia ou Equipamentos Geradores de Raios-X (V> 600 kV).

O que faz um Supervisor de Radioproteção?

Supervisor de Radioproteção (SPR) é o profissional responsável por cuidar de toda a segurança e proteção radiológica de instalações que desenvolvem serviços envolvendo fontes de radiação, sendo de sua responsabilidade, dentre outras funções, elaborar e fazer cumprir o Plano de Proteção Radiológica conforme os requisitos normativos em vigência no país.

Resumidamente, a responsabilidade de um SPR se dá pela:

  • Implementar e orientar o Serviço de Radioproteção;
  • Assessorar e informar ao Titular da Instalação sobre assuntos relativos à radioproteção;
  • Fazer cumprir as normas e recomendações da CNEN bem como o Plano de Radioproteção;
  • Treinar, reciclar, orientar e avaliar a equipe do Serviço de Radioproteção e demais IOE envolvidos com fontes de radiação;
  • Designar um substituto capacitado e qualificado em seus impedimentos.

Quanto ganha um Supervisor de Radioproteção?

As remunerações oferecidas pelo órgão variam entre R$ 2.205,20 e R$ 12.752,87.

Onde são feitas as inscrições?

As deverão ser realizadas somente via internet, no site http://www.cnen.gov.br.

A tabela de valores, instruções para preenchimento e a guia de recolhimento (GRU) estão disponíveis no portal da CNEN.

Feito o pagamento da TLC, o candidato deverá fazer sua pré-inscrição on-line no portal da CNEN acima.

Após preenchimento e envio do requerimento por meio eletrônico, este deverá ser impresso e mantido em seu poder.

Como faço para estudar para prova?

MAXIM CURSOS, é uma empresa especializada na preparação do candidato para o processo de Certificação de SPR. Nosso curso é único no Brasil 100% online, ou seja, possibilita você estudar de onde estiver, pelo computador ou celular, com acesso a videoaulas, apostilas teóricas, simulados de provas e acesso a mais de 100 questões comentadas de provas anteriores da CNEN.

Com a pandemia em instabilidade, faça o que é seguro, um curso 100% ONLINE, e não coloque a sua saúde em risco! A MAXIM é a ÚNICA empresa no Brasil que possui um curso EaD preparatório para Certificação de SPR CNEN.

Os 20 primeiros que comprarem o curso, ganharão 40% de descontoESTÁ IMPERDÍVEL!

Garanta a sua vaga: https://maximcursos.com.br/produto/formacao-de-supervisor-protecao-radiologica/

Resultado da prova:

São considerados aprovados no exame de certificação os candidatos que obtiverem, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das provas exigidas.

Este ano, as provas geral e específica serão realizadas no mesmo dia, ou seja, manhã e tarde. A prova específica só será corrigida pela banca examinadora, se o candidato obtiver a nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova geral.

Os resultados do exame de certificação são publicados no portal eletrônico da CNEN. Em caso de recursos, estes devem ser encaminhados ao Comitê de Certificação da Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, no prazo estabelecido no cronograma do exame divulgado no portal da CNEN.

Os recursos serão apreciados pelas respectivas bancas examinadoras e os resultados dessa apreciação serão divulgados no portal da CNEN na internet.

Caso o supervisor de proteção radiológica queira obter a certificação em outra área de atuação, deve realizar os exames de certificação para a área de atuação pretendida e comprovar o atendimento aos demais requisitos da Norma CNEN NN 7.01.

Quanto a emissão e validade do certificado de qualificação de supervisor de proteção radiológica, o fornecido será feito aos candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos pela normativa específica da CNEN, sendo válido por cinco anos.

FONTES:

http://www.cnen.gov.br/

http://www.ird.gov.br/