Quais são as áreas de atuação da radiologia industrial?

A Radiologia Industrial está presente em uma grande variedade de setores, o que faz com que ela ofereça uma série de áreas de atuação profissional. Listamos SETE atividades que contam com a atuação de um profissional de radiologia industrial.

Inspeção Corporal

Os equipamentos de inspeção corporal, os chamados Bodyscan, são aqueles que podem detectar objetos metálicos e não metálicos escondidos no corpo de uma pessoa através dos raios X, tais como, armas, drogas, explosivos, pedras preciosas etc. Assim sendo, são muito mais eficientes que detectores de metais e outros. No Brasil, os equipamentos de inspeção corporal são utilizados em aeroportos para detectar contrabando internacional e, principalmente, em unidades prisionais para detectar objetos ilícitos que possam vir a adentrar a unidade.    

Inspeção de Cargas e Contêineres

A inspeção de cargas e contêineres faz uso de aceleradores lineares de alta energia, onde são aplicados em estradas, divisas, fronteiras, portos, visando evitar que armas, drogas ou contrabandos entrem e circulem pelo país e, também, atuando no combate à evasão fiscal, que são meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e contribuições. Nos últimos anos, esse tipo de inspeção tem recebido grande investimento, principalmente pelo seu auxílio na área de segurança pública nacional.

Radiografia Industrial

A radiografia industrial é uma poderosa ferramenta de controle de qualidade que faz o uso de fontes radioativas de Ir-192, Se-75 e Co-60 ou equipamentos emissores de raios X, para detectar possíveis descontinuidades em materiais metálicos que possam impactar na integridade física dos equipamentos fabricados em indústrias automotivas, indústrias navais, indústrias siderúrgicas, aviação e materiais bélicos, como explosivos. Também possui ampla aplicação nas indústrias e plataformas de petróleo.

Medidores Nucleares

São dispositivos que usam fontes radioativas associadas a um detector, que permite por atenuação ou espalhamento da radiação, saber se o material medido está ou não presente no nível pré-estabelecido. Há muitos tipos de medidores com aplicações em diversas áreas, dentre elas: setor alimentício, bebidas, cimenteiras, concreto, embalagens, fertilizantes, metalúrgico, mineração, papel e celulose, petrolífero e petroquímico e siderúrgica.

Perfilagem de poços de petróleo

No setor petrolífero, as técnicas nucleares são utilizadas na perfilagem de poços de petróleo que consiste na medida e registro contínuo de determinados parâmetros ao longo das paredes de um poço. Para isto, utiliza-se uma sonda de medição que é introduzida progressivamente na perfuração. A interpretação de gráficos resultantes ajuda a determinar a localização, quantidade e produtividade de óleo e gás do poço. Nestas sondas utilizam-se fontes radioativas de Césio-137, Cobalto-60 e Amerício-Berílio-241.

Irradiação Industrial

A irradiação industrial faz uso de aceleradores de elétrons de alta energia ou fontes radioativas de alta atividade, como o Cobalto 60. Aplica-se o processo de irradiação para esterilização de produtos farmacêuticos, médicos e cirúrgicos; desinfestação de bens culturais; tratamento de águas e esgoto; reticulação de polímeros; polimerização de compósitos; e, não menos importante, na irradiação de alimentos com objetivo de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os mais seguros ao consumidor e, consequentemente, reduzindo as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), ou seja, aumentando o tempo para consumo.

Traçadores Radioativos

A técnica de radiotraçadores para avaliação e otimização de processos industriais consiste basicamente na introdução no sistema em estudo de pequena quantidade de um material radioativo de meia-vida curta (Kr-79, Kr-85, Ar-41, Na-24, H-3, La-140 ou Ta-182) através de uma injeção instantânea e na forma física e química mais adequada ao meio em que será inserido. Pela introdução de uma pequena quantidade de material marcado, tanto componentes isolados como todo um conjunto da unidade industrial podem ser avaliados e as possíveis falhas operacionais serem identificadas. Aplica-se em avaliação de processos das indústrias de petróleo e gás natural; otimização de unidades de tratamento de efluentes; e medição de vazão em dutovias, entre outras aplicações.

Se interessou por alguma dessas áreas? Então se matricule em um dos nossos cursos e se prepare para trabalhar! Clique aqui e conheça!


——————————– LEIA MAIS ———————————

453 anvisa brasilia certificacao cnen ciencias radiologicas cnen diagnostico fukushima irradiacao de alimentos irradiação alimentos maxim cursos maxim group maximgroup maxim industrial medicamento medicina nuclear outubrorosa planalto portaria portaria 453 previnase proteção radiologica radiação radioatividade radiodiagnostico radiofarmacia radiologia radiologia industrial radioproteção RDC rdc 330 ressonancia magnetica rio de janeiro setocamulher simposio simposio em maringa simposio tecnologia alimentos spr supervisor supervisor protecao radiologica tomografia computadorizada